Seções

26 de março de 2010

Entrevista com Michael Jackson sobre "Invincible" - Parte III

Traduzido por Femme 


Em 26 de outubro de 2001, Michael Jackson participou de um bate-papo pelo telefone, respondendo às perguntas online dos fãs feitas através do moderador Anthony DeCurtis. A entrevista foi patrocinada pela GetMusic.com e RollingStone.com.


Online Audio Chat - 26 de outubro de 2001





Anthony:
Nós temos uma outra questão, do Canadá. Tony, que tem 17 anos, escreve e pergunta:"Quanto tempo você leva para produzir uma música, desde a concepção inicial até a gravação final?"

Michael:
Bem ...


Anthony:
[risos] Eu acho que provavelmente varia ...

Michael:
Sim, isso varia. E para mim é muito diferente da maioria dos outros artistas, porque eu vou fazer várias canções, podem ser 5, 6, 7 ou 8 ou 10 delas, vou jogar tudo fora e começar de novo. Portanto, essa é uma questão difícil de responder.


Anthony:
Eu quero saber se ...existe uma música específica no álbum - digamos Invincible - você sabe, quanto tempo, quando... você se lembra de ter a primeira inspiração para essa canção e então, talvez, o dia em que você disse finalmente, "É isso. Está exatamente do jeito que eu quero isso"?

Michael:
Em Invincible em si?


Anthony:
Humhum.

Michael:
Hummm, sim. Sim. Lembro-me dos caras voltando e de criá-la mais inovadora ... Porque nós não vamos ...hum, isso é trabalho nosso, nós não, uh, um monte de sons do álbum não são sons de teclados, que são praticamente programados pelas máquinas. Nós trabalhamos e criamos o nosso próprio som. Vamos acertar as coisas, vamos bater nos objetos, por isso ninguém pode repetir o que fazemos. Nós as fazemos com nossas próprias mãos, descobrimos coisas e criamos coisas. E isso é a coisa mais importante, para ser um pioneiro. Para ser um inovador.


Anthony:
Com certeza. Agora temos Vernay, que escreve para nós de Newark, Delaware, E.U.A. e ele diz: "Eu estou tão contente com o novo álbum, mas fiquei particularmente tocado por Speechless. Qual foi sua inspiração para esta canção?"

Michael:
Speechless foi inspirado a mim por, hum, eu passo muito tempo na mata. Eu gosto de ir para a mata e eu gosto de subir em árvores. A coisa que eu mais gosto de fazer é subir em árvores, percorrer todo o caminho até o topo de uma árvore e olhar para baixo nos galhos. Sempre que eu faço isso, fico inspirado para a música. Lá estavam estes meus dois doces filhinhos, uma menina e um menino, e eles são tão inocentes, eles são a forma por excelência da inocência, e simplesmente estar na sua presença me fez sentir completamente sem palavras, porque eu senti que estava olhando para a face de Deus, a cada vez que olhei para eles. Eles me inspiraram a escrever Speechless.


Anthony:
Bem, essa resposta pode realmente tocar na questão seguinte que nós temos, em que se pergunta: "Onde você busca inspiração quando você escreve as suas canções? A inspiração vem de uma variedade de lugares diferentes?"

Michael:
Bem, as melhores músicas que são escritas, escrevem-se sozinhas. Você não pode chamar por elas, elas apenas caem em seu colo. Depois, há aquelas canções que, você sabe, você vai tipo... colocá-las na incubadora [chocá-las]. Você sabe, você planta a semente, deixa que o subconsciente siga seu curso, e após um tempo de espera, algo vem, o resto é o tempo que faz. Eu não acredito no conceito de bloqueio do escritor - que é uma palavra ruim. Você o cria quando você diz isso. [LEFT]Não existe tal coisa. Hum, como qualquer pintor ou escultor, eles pintam ... eles fazem o seu melhor trabalho quando estão nos seus 60 ou 70 anos. Fred Astaire fez sua melhor dança quando ele estava na casa dos 70 anos. Ângelo [Michelângelo] esculpiu até tarde em seus 60 ou 70 anos, fazendo um engenhoso e brilhante trabalho. Mas no mundo da música, alguns desses grandes artistas se diminuiram porque eles abusaram de si mesmos quando eram jovens, com todas essas coisas malucas como bebidas e comprimidos e coisas e, ah, que apenas não é legal - só não é uma coisa boa. Eu odeio dizer algo que possa machucar alguém, mas devemos cuidar de nosso corpo um pouco mais.


Anthony:
Não, eu acho que muitas pessoas já perceberam que eles prejudicaram a si mesmos. Você sabe, muitas pessoas têm falado sobre isso nos últimos anos.

Michael:
Sim.


Anthony:
Temos uma questão de Allen aqui, que pergunta se você pensa que você e Rodney Jerkins criaram um novo som para 2001.

Michael:
Para a música 2000 Watts?


Anthony:
Ele diz: "Você sente que você e Rodney Jerkins, claro que o produtor, criaram um novo som para 2001?"

Michael:
2001?

Anthony:
Sim

Michael:
Oh. Hum, esta seria uma boa idéia, sim.


Anthony:
Como foi trabalhar com ele? Como vocês se encontraram e, você sabe, como foi a colaboração dele?

Michael:
Ele era um cara que rodou Hollywood e a indústria da música dizendo a todos que seu sonho era trabalhar comigo. Em seguida, na casa de Carol Bayer Sager, que é este grande compositor que ganhou vários prêmios da Academia por suas composições, ele me disse: "Há um cara com quem eu costumava trabalhar. O nome dele é Rodney Jerkins, ele está me implorando, me pedindo para encontrá-lo. Eu quero dizer, por que você não pega o telefone e diz um 'oi' para ele?" E ele veio naquele dia e disse: "Por favor, meu sonho é trabalhar com você. Você vai me dar duas semanas e eu verei o que eu posso apresentar." E acabamos trabalhando juntos.


Anthony:
E quais foram suas impressões sobre ele, apenas como alguém ... o que ele trouxe, o que você sentiu que foi sua contribuição?

Michael:
A contribuição dele foi que ele ama criar da mesma forma que eu gosto de criar. Mas eu instiguei Rodney. E instiguei e instiguei e instiguei e instiguei ele para criar ... para inovar mais. Para explorar mais novos caminhos. Ele é um verdadeiro músico. Ele é um músico de verdade e ele é muito dedicado e verdadeiramente leal. Ele tem perseverança. Eu não acho que eu vi uma perseverança como a dele em mais ninguém. Porque você pode instigá-lo e instigá-lo e ele não ficar com raiva. Sim, eu acho que ele é um grande cara, ele realmente é.


Anthony:
É um grande elogio.

Michael:
E Teddy Riely é simplesmente incrível. Ele é inovador também. Eu amo trabalhar com ele.


Anthony:
E você já tinha trabalhado com ele no passado, é claro.

Michael:
Sim, ele é um dos meus favoritos ...como um ser humano, ele é uma das minhas pessoas favoritas no mundo. Ele é simplesmente um cara realmente amável, um cara doce. Você sabe. Rodney é muito engraçado. Você ri todos os dias quando você está com ele. Ele transforma a sua música no estúdio e ele começa a dançar em volta da sala. Ele é divertido.


Anthony:
Nós gostaríamos de lembrar a todos, você está no getMusic. ]Estamos aqui conversando com Michael Jackson, cujo novo álbum, Invincible, será lançado em 30 de outubro. Você pode conferi-lo em Michaeljackson.com.


Anthony:
Agora nós temos uma pergunta de ItsJackson, cujo nome real é Rachel, de Connecticut, e lhe pergunta: "Você criou novos passos de dança enquanto estava fazendo o seu álbum?"

Michael:
Pela primeira vez, ao trabalhar em um álbum, eu dei uma parada na dança. Porque eu estava tão absorvido e tão encantado com o que eu estava fazendo, hum, eu fiz algo que era muito incomum. Mas uma vez que a música começou a tocar, é claro, eu comecei a dançar. Mas, hum, isso está começando agora a criar-se e, ah, com a música tocando, eu estou criando algumas coisas novas. Mas isso virá no futuro, com os novos curtas metragens. Eles estarão vendo ... eles estarão vendo todos os tipos de coisas inovadoras e movimentos que nunca foram vistos antes. Nós iremos a lugares onde nunca fomos antes na dança. Porque todas as coisas do hip-hop que estão surgindo agora estão começando a parecer com aeróbica, isso está ficando meio chato.


Anthony:
[risos] Nós temos uma questão de Simon, que, você sabe, isso certamente já foi mencionado, você sabe, todas as pessoas que quiseram trabalhar com você. Ele pergunta, "Michael, com quem você amaria fazer um dueto, no passado ou presente?"

Michael:
Ah, se é no passado, seria alguém como, ah, eu diria que Sarah Vaughan ou Nat King Cole. Atualmente, penso eu, Whitney Houston é brilhante e Barbra Streisand tem uma bela voz. Você sabe, esse tipo de artista, eles são simplesmente maravilhosos.


Anthony:
Qual é a sua impressão sobre alguns dos artistas que entraram em cena nos últimos anos, pessoas como Britney Spears e Christina Aguilera. Jovens estrelas pop que são, obviamente, extremamente populares. Você sabe, obviamente, Britney participou no seu show no Garden, qual foi o seu sentimento sobre ela?


Michael:
Eu acho que eles são uma nova geração que está surgindo. Eles estão fazendo um trabalho muito bom. E o que me impressionou mais sobre cada um desses artistas, como Spears e Christina, é que eles são tão determinados. Eu já ouvi sobre a forma como eles trabalham. Eles trabalham em um passo de dança por meses, e, ah .. para fazer corretamente, você sabe. Eles são tão determinados... E eu já conhecia ...eu encontrei Britney algumas vezes e ela foi muito doce e humilde. Ela veio aos meus aposentos. Nós conversamos tranquilamente por duas horas, e ela estava só, ah... como uma boneca Barbie. Ela foi muito doce, ela foi muito gentil.