Seções

26 de março de 2010

Entrevista com Michael Jackson sobre "Invincible" - Parte IV

Traduzido por Femme


Em 26 de outubro de 2001, Michael Jackson participou de um bate-papo pelo telefone, respondendo às perguntas online dos fãs feitas através do moderador Anthony DeCurtis. A entrevista foi patrocinada pela GetMusic.com e RollingStone.com.


Online Audio Chat - 26 de outubro de 2001





Anthony:
Eu imagino que alguém como você seria um tipo de recurso interessante e importante para ela, você sabe. Como alguém que era uma estrela quando era tão jovem, e depois, quando ... eu não acho que as pessoas necessariamente compreendam que espécie de estranha realidade que é isso, você sabe, dentro de todos os elogios e da fama e da emoção, ser uma criança e ter toda a atenção que incidiu sobre você deve ser algo assustador também. Você achou seu próprio jeito em sua experiência?

Michael:
Sim, porque onde quer que eu vá, eu me disfarço, agora - mas agora não posso com, sabe, com o que está acontecendo no mundo, nesta condição, não usar um disfarce. E, as pessoas simplesmente vão ... eles realmente enlouquecem. Eles ficam muito felizes de ver você. Eles se sentem como se eles conhecessem você. Você tem que responder-lhes de volta, como se você os conhecesse também. Eles sentem que conhecem você pessoalmente. Minhas fotos estão na suas paredes, você sabe, a minha música está tocando em sua casa, de maneira que eles vão agarrá-lo e abraçá-lo e tocá-lo e eles ... Então, eu costumo responder de volta com abraços e amores e beijos. Porque eu amo ... eu amo ... eu amo de verdade meus fãs. Verdadeiramente, verdadeiramente, de coração. Essa é a verdade real. Eu amo eles. E os que são, ah .... como quando vamos a um determinado país e eles estão lá fora, e eles estão dormindo na rua e eu jogo para eles travesseiros e capa e tudo. E eu tenho meus seguranças que vão comprar pizza para todos eles poderem comer, e conseguir velas e, você sabe, nós realmente tomamos conta deles. Eles são muito, muito, muito gentis e me dão muito apoio.



Anthony:
Sam, que tem 20 anos e é do Texas, aqui no E.U.A, pergunta:"Será que você lançar Butterflies como um single? Esta é uma de suas melhores canções."

Michael:
]Butterflies está sendo lançado como single neste momento. É um single já. Diga-lhe que eu agradeço muito.



Anthony:
Ótimo. Que outros planos você tem, você sabe, quando você ... como alguém que tem sido um tipo de inovador em termos de fazer curtas-metragens para acompanhar suas canções, você vai conceituar tudo o que vem pela frente ou você decide, em um passo a passo, por etapas, você sabe, tipo, isto vai ser o próximo single e eu quero fazer um tipo de afirmação visual para acompanhá-lo...Como é que tudo acontece?

Michael:
Tudo bem, o curta-metragem em si?



Anthony:
Isso.

Michael:
Bem, eu deixo a bela canção falar comigo e eu fico em uma sala muito bonita e eu começo a fazer anotações ... Você sabe, eu vou falar com um escritor - como Stephen King e eu, nós escrevemos Ghosts, o curta-metragem de Ghosts, e nós simplesmente, ao telefone, começamos a escrevê-lo e o deixamos criar a si mesmo e ir para onde ele quis ir. Mas nós tentamos fazer coisas que são muito incomuns. E é ... não é uma coisa fácil de fazer, porque você tem um tempo para isso com a música, e você não pode gastar muito tempo, e os efeitos especiais podem demorar cinco meses, às vezes, para executar. Então, é simplesmente .. um tipo de coisa que é meio difícil e que a gravadora está dizendo: "Vamos, vamos, vamos! Temos que seguir, temos que seguir." Então, eu compreendo. Dessa maneira, tentamos fazer o melhor que pudermos na quantidade de tempo que podemos ter para executá-lo.



Anthony:
Nós temos uma pergunta agora, Helen da Escócia, diz: "Se você pudesse apresentar apenas uma de suas músicas para o resto de sua vida, qual seria e porquê?"

Michael:
Oh, provavelmente seria ... e se eu pudesse escolher mais de uma, até duas ou três?



Anthony:
Sim, eu penso que nós podemos ir tão longe.

Michael:
Heal The World, Speechless, hum, e essa é uma tarefa difícil ... eu acho, hummm ..hummm, You Are My Life.



Anthony:
Então, você foi para aquelas que são as maiores declarações, de certa forma, me parece.

Michael:
Sim, porque o ponto é que elas são muito melódicas e têm uma mensagem muito importante, que é um gênero imortal, que podem dizer respeito a qualquer tempo e espaço, você sabe.



Anthony:
Uma das coisas que, realmente, eu queria te perguntar é, você sabe, nós tivemos estes horríveis ataques terroristas aqui em Nova Iorque e em Washington, DC. Qual é o papel que você sente que os artistas podem desempenhar na sequência de algo parecido? Você sabe, quero dizer, você fez os shows beneficentes em Washington. Você sabe, está lá ... na música e na .. você sabe, artistas podem fazer algo para ajudar as pessoas a passar por aquilo que, para muitos de nós, foi um momento muito difícil?

Michael:
Sim, você dá de si mesmo. Você dá de seu talento, de sua capacidade ... o talento que lhe foi dado pelos Céus. É por isso que estamos aqui, para trazer uma sensação de escapismo em tempos difíceis. E, se você é um pintor, você pinta, se você é um escultor, você esculpe, se você é um escritor, você escreve, se você é um compositor, você dá a música, se você é um dançarino, você dá a dança. Você dá às pessoas um pouco de amor e alguma... alguma felicidade e algum escapismo, para mostrar que você se importa verdadeiramente, de coração, e está lá para eles. Não simplesmente à distância, mas mostrando que realmente se importa. Você sabe, cobrir milhas de comprimento e estar lá para eles. E é isso que eu fiz, e muitos outros que se importaram e ajudaram. E é uma coisa importante.



Anthony:
Temos agora uma questão de Chili Boy que pergunta: "Eu sempre quis saber como é que você chega a um passo de dança, e quanto tempo leva para você criar a coreografia para uma música?"

Michael:
Eu praticamente apenas entro em uma sala e eu começo a dançar, e eu ...ah, não crio a dança, a dança cria a si mesma, na verdade. Você sabe, eu vou fazer alguma coisa e eu vou olhar para ela ... Eu vou olhar para isso em uma fita e vou, "uau," eu não sabia que eu tinha feito isso. Ele saiu da bateria. Você se torna .... A dança é sobre interpretação. Você se torna o acompanhamento da música. Então, você se torna o baixo de Billie Jean. Eu não poderia deixar de fazer o passo que eu estava fazendo quando começa a primeira canção, porque isto é o que ela me disse para fazer. Você sabe, se eu me virar, girar, parar, mover as pernas para o lado e em seguida, levantar a gola da minha camisa, isso é, para esse momento, um acompanhamento.



Anthony:
Eu lembro de assistir esse momento na televisão e apenas pular para fora da minha cadeira. É tão extraordinário.

Michael:
Muito obrigado.



Anthony:
Isso foi realmente um dos grandes, grandes momentos.

Michael:
É um movimento completamente espontâneo. Nada nessa dança, em Billie Jean, foi planejado, com exceção do Moonwalk. Todo o resto foi apenas, você sabe, improvisando, realmente.



Anthony:
Temos uma questão de SJ Chams que pergunta: "Você acha que vai fazer um outro dueto com Janet?"

Michael:
Eu adoraria! Depende da música, do tempo. Quando ela está em um canto da Terra, eu estou em outro lugar. É muito raro que "nossos navios deslizem durante a noite". Portanto, não é fácil de fazer, porque nós dois estamos muito ocupados. Mas isso seria muito bom. Eu amo trabalhar com ela. Ela é realmente uma verdadeira profissional e uma maravilhosa irmã.



Anthony:
Excelente. Ah, nós temos Sheik 33 que pergunta: "Quem era seu ídolo quando você era criança?"

Michael:
Eu sempre fui louco por .... quero dizer, eu poderia estar dormindo ... em Indiana, quando eu tinha uns 5 anos, eu poderia estar dormindo e ser tarde da noite, como 1h da manhã, algum show acontecendo, eu me lembro de ver minha mãe correr para o meu quarto, "Acorda, acorda! James Brown está no ar! James Brown está no ar! Ou: "Sammy Davis Jr. está tocando" ou "Fred Astaire! Eles estão passando um bom filme de Fred Astaire". "Gene Kelly está se apresentando agora!" E eu me sentava lá com os meus olhos apenas ... Eu ficava tomado de admiração, apenas assistindo. Assim, quando os vídeos saíram, eu tinha uma coleção. [risos]



Anthony:
Sim, eu percebo que você tem uma extraordinária coleção de um gênero de filmes antigos de todos os artistas que você gosta e das performances musicais dos artistas que você admira. Fale sobre algumas delas, e algum material que você gostaria de assistir.

Michael:
Bem, eu ..eu gosto de, hum, antes de fazer qualquer coisa, pode ser qualquer situação, eu amo estudar toda a história antes que eu dê o primeiro passo para inovar. Então, ah, eu amo estudar os artistas do vaudeville [teatro de variedades], você sabe, que vieram daquela época, apesar deles não terem TV, mas, eles transcenderam a televisão, mais tarde. Eu amo pessoas como Jackie Gleason, Red Skelton, eu sou louco por Os Três Patetas, tudo de Walt Disney ... E demasiado, como cantores, eu amo Anthony Newley, você sabe, como eu disse, Jackie Wilson, James Brown. Então, .. eles são inacreditáveis! Quer dizer, quando James Brown era "James Brown e os Famous Flames" ele era tão incrível! Eu costumava vê-lo e chorar. Eu ficava chorando e olhando. Eu nunca vi uma pessoa fazer uma performance como aquela, nunca.



Anthony:
Você sabe, ele deve ter sido extraordinário para você, como um ... você sabe, você era jovem e fazer aquelas gravações e começar a conhecer alguns dos seus ídolos, isso deve ter sido uma experiência tão poderosa.

Michael:
Oh, isso foi ... ela realmente foi. E naquele momento eles me disseram que eles ... eles achavam que eu era incrível, e durante toda a minha vida eu pensei que eles eram, como, o melhor. Isso foi o melhor ... quer dizer, foi o melhor elogio que eu poderia receber, e nenhum prêmio poderia ser dado a mim que pudesse superar isso. Você sabe. Quando Fred Astaire e Gene Kelly, que eu conhecia muito bem, ou Frank Sinatra, me disseram que eu .. que eles pensavam que eu era extraordinário e que tinha uma maravilhosa carreira pela frente ... Embora eu fosse uma criança, eles me diziam isso. Porque eles eram meus vizinhos. Eles moravam perto de mim. E, ah, me senti muito honrado e feliz ao ouvir esse tipo de palavras vindas dessas lendas.