Seções

Quem somos?

A Every Day Create Your HIStory, popularmente conhecida como Edcyhis, foi fundada no dia 17 de julho de 1998 pelo Jornalista Alvaro Zanotti Pitol como o primeiro portal na Internet dedicado inteiramente ao cantor Michael Jackson. Foi referência na publicação de Notícias. Encerrou as atividades no dia 25 de fevereiro de 2006, depois de contabilizar mais de 1,2 milhão de visitantes únicos.

De 2003 a Setembro de 2005 esteve sob a gerência da filósofa Andréa Faggion e, de Outubro de 2005 a Fevereiro de 2006, sob gestão do mercadólogo Richard Mendelsohn e o publicitário Mike Beats. Com reportagens simples e linguagem acessível, a Edcyhis atingiu seu maior objetivo: provar que era possível manter-se bem informado sem recorrer a domínios estrangeiros. Também foi responsável pela primeira seção interativa estabelecida em uma home page jackson-maníaca Brasileira, o "Opinião Edcyhis", ativo de Julho de 1998 até Abril de 2000.

Em 1999, a Edcyhis promoveu o lançamento de duas de suas mais importantes seções. Desenvolvendo temas nunca antes abordados, baseados em pesquisas exclusivas, o "Repórter Especial" tornou-se uma das mais tradicionais seções da home page, assim como o "Plantão Edcyhis", que, em pouco tempo, fixou-se como a mais eficaz fonte de supernovas do Rei do Pop na Internet Brasileira. Ainda em 1999, a Edcyhis publicou uma entrevista exclusiva com Edward Moss, um dos maiores covers do Rei. Moss afirmou que não realizou qualquer tipo de plástica para assemelhar-se às feições de Jackson e, ironicamente, disse que se parecia com ele desde quando fazia parte dos Jackson 5. Também em 1999, no mês de Julho, foi ao ar a primeira edição do especial de férias "Semana Bomba! Edcyhis", uma semana com atualizações diárias.

O especial, já tradicional, passou a ser realizado todo o mês de Julho. Em Fevereiro de 1999, a Edcyhis é condecorada com o selo de qualidade "Site Inspector" e recebe os prêmios "Dr. Nad's Web Excellence Award", em abril, "Award of Excellence", em março e "The Critical Mass Award", em fevereiro. Anteriormente, a nos havia sido concedido o "Elite Site Award", em Novembro de 1998. Enquanto alguns ainda tinham dúvidas se tínhamos virado o milênio ou o século, por quanto tempo ainda sobreviveríamos ou se já tínhamos morrido, a Every Day Create Your HIStory estreava sua mais nova versão, em Fevereiro de 2000, que proporcionou um ano repleto de crescimento e amadurecimento. A "Edcyhis 2000" equilibrava um novo e moderno design com grandes estréias. O "Ta Lóides" foi uma delas, e apresentava aos visitantes artigos irreverentes em resposta às mais absurdas calúnias publicadas contra Michael Jackson pelos tablóides de todo o mundo.

Constituindo o maior arquivo de reportagens sobre o Rei do Pop da Internet, também entrava no ar o "Recortes Edcyhis", que reunia mais de cem artigos sobre Jackson desde a década de 70. Depois de mais de 80.000 acessos em 2000, em 02 de fevereiro de 2001, a estréia de "Michael!" fixou-se como um dos maiores destaques da edição. Aquele é o maior arquivo histórico sobre Michael Jackson disponível na Internet.

Em Abril de 2001, a Edcyhis ganhou destaque nacional com a publicação de uma entrevista exclusiva com o paranormal brasileiro Rodrigo Tudor, que revelou algumas de suas previsões para o futuro do Rei do Pop. A entrevista rendeu vinculação no informativo semanal da MTV, no programa "A Casa é Sua", da "Rede TV!", e ganhou manchetes em dezenas de veículos virtuais especializados, como no site "Fuxico". A Edcyhis entrou para o guia dos melhores sites da Web também em 2001, em Julho. No "O Melhor da Internet", todos os endereços são selecionados pela equipe do BOL e recebem notas, a Edcyhis foi qualificada "ótima": "Traz muitas informações, notícias, discografia e curiosidades sobre o astro". No dia 03 de Outubro, a Edcyhis ganhou o "Destaque do Dia" na mais respeitada revista especializada em Internet do Brasil, a "Revista da Web": "Esse site de nome meio estranho é dedicado ao astro da música pop Michael Jackson. Com design e navegabilidade agradáveis, a página oferece um material interessante tanto para fãs como para curiosos em geral". Uma vez parte da sessão "A Web! do Dia", o site é incluído no diretório dos melhores sites da Web!, no mecanismo de busca "SuperWeb!". Vinte dias depois, a Edcyhis ganhou destaque no jornal de maior circulação nacional, Folha de São Paulo. O colunista Sérgio Dávila se refere à página como "o endereço brasileiro que mais entende de Michael Jackson". As mais de 200.000 pessoas que visitaram a Edcyhis durante 2001 leram "Michael Jackson" 873 vezes em mais de 80 artigos exclusivos publicados em 11 meses. Se mantiveram informadas, atualizadas e entretidas por 334 dias ininterruptos, 8.016 horas de realidade e fantasia, unidas, assim como o Rei do Pop se define.

E em Janeiro de 2002, grandes estréias marcaram a virada do ano na Edcyhis. De 25 a 31 de Janeiro, uma semana de atualizações diárias concebeu a "Retrospectiva 2001", onde relembramos os maiores acontecimentos do ano que passara. E mais, a estréia de "Edcyhis Mix" transformou "Edcyhis" em sinônimo de remixes; tão populares tornaram-se, que ganharam programas especializados em música virtual como "AudioGalaxy" e "eMP3 Finder". Depois de quase três meses de férias, a Edcyhis voltou ao ar em outubro de 2002 não só conceitualmente, mas também visualmente reformulada por Marcos Gomes.

A Edcyhis encerrou as atividades no dia 25_de_Fevereiro de 2006, quando completou 7 anos, 7 meses e 7 dias no ar.



Julgamento de Michael Jackson

Durante o julgamento de Michael Jackson (2003-2005), a Edcyhis, apesar de ser um fanzine dedicado essencialmente ao cantor, não foi parcial. O que, de certa forma, espantou até mesmo quem acompanhava habitualmente o site. Através do comando de Andréa Faggion no "Plantão Edcyhis", o público pôde perceber claramente, através de fatos mostrados, que a acusação nada mais era do que uma fraude. A comandante da seção pôde expor um pouco do que sentiu na Folha de São Paulo em Julho de 2005: "Tenho plena confiança no trabalho da defesa, que destruiu toda a credibilidade dos acusadores. Os advogados fizeram um bom trabalho ao interrogar as testemunhas desse caso cheio de acusações fracas e inconsistentes", diz Andréa Faggion, diretora do site Edcyhis e administradora do fórum MJBeats (ambos dedicados ao cantor). Faggion, que tem um "plantão virtual" com as notícias sobre o caso, acompanhou diariamente as transcrições oficiais do julgamento para relatá-las na internet.
(Leia na Folha OnLine)


Por ordem alfabética, as seções:

  • Amém, © 2001-2005, criada por Andréa Luisa Faggion e Alvaro Zanotti.
  • Edcyhis Mix, © 2002-2003, criada por Mike Beats.
  • Jacksonmaníaco, © 2002-2003, criada por Letícia Cruz.
  • Magirus, © 2006, criada por Mike Beats.
  • Michael!, © 2001-2003, criada por Alvaro Zanotti.
  • Papo Cabeça, © 2003-2006, criada por Jaime Verçosa Júnior; Comandada por Joyce Garófalo.
  • Plantão Edcyhis, © 1999-2006, criada por Alvaro Zanotti
  • Repórter Especial, © 1999-2006, criada por Alvaro Zanotti; Comandada por Daniele Soares e Ricardo Hruschka.
  • Supersônico, © 2002-2004, criada por Alvaro Zanotti.
  • Tá Lóides!, © 2000-2006, criada por Alvaro Zanotti; Comandada por Richard Mendelsohn e Joyce Garófalo.


Agradecimentos

Por ordem alfabética, a Edcyhis agradece por comporem sua história (1998-2006):
  • Alvaro Zanotti Pitol
  • Andréa Luisa Bucchile Faggion
  • Bruno Couto Pórpora
  • Daniele Soares
  • Dayan Golansky
  • Fábio Ferreira
  • Horácio Carlos Teixeira
  • Joyce Garófalo
  • Kevin Corcino
  • Luis Fernando Longhi
  • Marcos Ferreira da Costa
  • Mike Beats
  • Ricardo Augusto Hruschka
  • Richard Mendelsohn
  • Silmara Pires Lemes
  • Victor "Titofil" Batista
  • Wagner Soares