Seções

26 de março de 2010

Entrevista com Michael Jackson sobre "Invincible" - Parte V

Traduzido por Femme

Em 26 de outubro de 2001, Michael Jackson participou de um bate-papo pelo telefone, respondendo às perguntas online dos fãs feitas através do moderador Anthony DeCurtis. A entrevista foi patrocinada pela GetMusic.com e RollingStone.com.

Online Audio Chat - 26 de outubro de 2001





Anthony:
Deve ter sido muito animador. [Os elogios de grandes lendas a ele]

Miichael:

Sim, muito.


Anthony:
Agora temos Mhagrice, que na verdade é Margaret, da Holanda, uma mulher de 26 anos, que diz: "É verdade que você vai estrelar Men In Black II, e vai gravar uma trilha sonora para o filme?"

Michael:
Ah, eu não penso que nós faremos uma trilha sonora, mas eu fiz uma participação especial, como um Cameo, em Men In Black, ah, II, e nós estamos na expectativa de fazer a parte 3 também. E foi muito divertido e emocionante. Hum, e é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Ah, eu sou um grande fã de Men in Black. Eu o adoro.


Anthony:
Bem, você não estava .. Agora, eu fiquei sabendo que você está fazendo também "The Nightmare of Edgar Allan Poe".Você poderia nos contar um pouco sobre isso?

Michael:

Sim, este é um que está chegando. É sobre o grande e produtivo escritor americano, Edgar Allan Poe.


Anthony:
Um tipo de cara assustador mesmo, também.

Michael:
Ele é muito diabólico, e muito sombrio, e .. Mas ele era um gênio e é ... Mas sua vida pessoal foi muito interessante, e é sobre o que é isso, você sabe. Como ele era, você sabe ...O que ele tinha que percorrer para criar um trabalho tão engenhoso. É uma grande história. Mas ... E pelo caminho, certifique-se que os fãs sabem que todos os tablóides deveriam estar fora. Não acredite em tudo o que lê em um tablóide. É porcaria e é lixo. Nós deveríamos ter uma fogueira de tablóides, como uma grande montanha - simplesmente mantê-la em chamas.


Anthony:
Você ouviu isso aqui primeiro, de Michael Jackson.

Michael:
Não desperdice seu tempo com isso. É estúpido.


Anthony:

Agora, temos Rapmaster JA, que na verdade é Jason, de Illinois, que escreve. Ele diz: "Michael, você é, sem dúvida, o maior artista da história do mundo. Como você faz o moonwalk? É o passo mais legal que eu já vi!"

Michael:

Nossa, isso é difícil de explicar no telefone [interrupção do entrevistador]. Eu amo movimentos e dança. É como andar para a frente e para trás ao mesmo tempo, mas não apenas andar, mas como se você estivesse em uma esteira rolante. Se ele estivesse na sala comigo, eu poderia lhe mostrar como fazê-lo com os dedos ou com os meus pés, mas...Talvez ele pudesse ver no final do vídeo "JAM", onde eu estou tentando mostrar a Michael Jordan como fazê-lo. Só com tempo, eu acho, eu mostrei a ele.


Anthony:

Agora temos Mark, the Shark, ah, que pergunta: "Como você fez a inclinação (the lean) para o vídeo de Smooth Criminal?"

Michael:
Oh, Smooth Criminal, bem...Isso aconteceu, hum ... estava no meio da filmagem e não era .. Eu coreografei isto no momento. Levou uma hora para executá-lo. É um tipo de efeito especial em que nós nos inclinamos tanto quanto podemos e, ah, nós deixamos a esteira fazer o resto.


Anthony:

Agora Glenn, de Toronto, Canadá, pergunta: "Você sente uma energia espiritual especial quando você está se apresentando, você sente que está ligado a uma força superior? Porque isso é o que você faz muitos sentirem quando vêem você ao vivo."

Michael:

É exatamente o que é isso, você está ligado a uma força superior e você apenas vai com o momento e você fica com, você sabe, o espírito. Não para soar religioso nem nada, mas isso é muito espiritual...muito parecido com a religião, e é um dom dado por Deus e você apenas vai com ele. E estou honrado por isso ter me sido dado. E, ah, como diversão para me tornar um só com a platéia. É uma unicidade, sabe?


Anthony:

Eu estava lembrando, ah, bastante disso, quando você estava falando sobre a maneira que você trabalha seus movimentos, você sabe, ouvindo ... apenas ouvindo a música e desaparecendo dentro dela. Sabe, tem algo como uma sensação realmente mística.

Michael:
Obrigado.


Anthony:

Agora Charlie envia uma pergunta e diz: "Que realizações em sua vida lhe dão mais orgulho?"

Michael:

Boy, ah, um de meus maiores sonhos desde que eu era realmente muito pequeno ...Acho que tinha cerca de 7 anos, eu comprava sempre o Guinness Book de Recordes Mundiais. [Risos] Você sabe o que vai ser a resposta certa? Eu dizia: "Hummm, eu adoro dançar e cantar. Esperemos que um dia eu possa estar neste livro". E eu acreditava que isso era possível. Então, quando Thriller tornou-se o álbum mais vendido de todos os tempos, e foi registrado no Guinness Book de Recordes Mundiais, e, ah, há tantos outros registros...Você sabe, eles me registraram lá sete vezes diferentes, agora. Foi o meu momento mais feliz da minha vida. Eu estava tão feliz.


Anthony:

A que você atribui esse nível de ambição e possibilidades que você sentiu quando você era um garoto? Sabe, eu acho que, por vezes, é difícil para as pessoas sentirem ...Sabe, você não era, obviamente, rico quando menino ou de algum tipo de desejo em segundo plano, mas ainda assim de alguma forma você foi capaz de imaginar uma vida de sucesso. A que você atribui isso?

Michael:

Eu atribuo isso a meus pais que sempre nos ensinaram a perseverar e acreditar em si mesmo, ter confiança, não importa o que você faça. Mesmo se você for varrer o chão ou pintar tetos, fazer melhor do que ninguém no mundo, não importa o que é que vocês fazem. Ser o melhor, e ter respeito uns pelos outros, e ter orgulho de si mesmo ...e honra. Ser honrado, sabe.


Anthony:
Com certeza. Agora, você tem feito gravações por um longo tempo, você tem sido uma força no cenário musical por muitos anos. Quais você acha que são as maiores mudanças na música que você já observou?

Michael:
Maiores mudanças?


Anthony:

Sim, o que mudou sobre a indústria da música ou sobre, você sabe, a música que está saindo. O que você acha que é diferente?

Michael:

Bem, eu acho .. Ah, eu não acho que as pessoas pensavam que a música rap iria durar tanto tempo como ela tem durado. E ela passou por estágios evolutivos - há mais melodia nela agora, é mais aceitável, porque a melodia não morrerá nunca.]Nunca morrerá. E o ritmo - as coisas são um pouco mais rítmicas, agora. Porque as pessoas querem dançar. Isso faz parte da condição de humanos, é parte da nossa composição biológica. As nossas células dançam quando ouvimos ritmos. Você percebe ... uma criança de um ano de idade vai começar a se mover ouvindo música. Como eles sabem se mover? Porque é biológico. Não é apenas a audição do ouvido, é sentimento, sabe. E a música tocando, a grama e as árvores e as flores ...Eles são todos influenciados pela música. Tornam-se mais bonitos e mais vibrantes na forma como eles crescem. Música é uma substância muito importante e poderosa, e todos os planetas do universo fazem música. É chamada música das esferas. Todos eles fazem uma nota diferente, eles fazem a harmonia. Portanto, há harmonia, mesmo no Universo, enquanto nós falamos.


Anthony:

Agora temos uma pergunta da Holanda, ah, Femka da Holanda escreve: "Eu amo as edições especiais de Off The Wall, Thriller, Bad e Dangerous". Ela ama você. E pergunta: "Por que Invincible ... Por que Invincible é lançado em cores diferentes?

Michael:

Porque queríamos que os fãs se divertissem um pouco com ele e o colecionassem e, ah ...É uma, ah, uma edição limitada, eu acho. E, ah, há álbuns que eu amo e vou comprá-los cinco vezes, embora tenha a mesma capa. Como, "porque cinco vezes eu amo tanto esse álbum" Então, imagine se eles fizessem uma cor diferente ou apenas mudassem as cores, gostaria de comprá-lo cinco vezes mais. Nós só queríamos que os fãs se divertissem um pouco com as fotos e com as cores e ... Apenas para tentar algo diferente. É por isso que fizemos.


Anthony:

Agora, temos TJ's, de 17, e da Austrália, que diz: "Você ainda é meu herói", e pergunta: "Como você explica sua capacidade de inspirar tantas pessoas em todo o mundo?"

Michael:

Eu apenas faço o que faço e eu adoro fazê-lo. E, ah, eu amo arte. Eu amo toda e qualquer arte. E, ah, se eles são inspirados por ela, eu sinto que estou ...Eu rezo para estar fazendo o meu trabalho, o que eu estou para fazer aqui na Terra. Porque eu amo os fãs, eu amo as crianças, eu amo os bebês, e é isso que me dá a minha inspiração, os filhos, os bebês, os fãs. Eu os amo muito.